As drogas ilicitas são as mais conhecidas pela população pois não são de difícil acesso e são alucinógenas,que por sua vez,as pessoas pensam que por este motivo são chamadas de drogas e não pelo fato de que tudo que vicia é uma droga....esta é uma reflexão que deixo para todos vocês!!!
Maconha

A maconha ou marijuana é uma droga entorpecente produzida a partir das plantas da espécie Cannabis sativa. A substância psicoativa presente na maconha é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). Geralmente a maconha e contêm até 8% de THC, mas algumas variedades de maconha, (cruzamentos entre a espécie Cannabis sativa e Cannabis indica, comumente conhecidas como Skunk ("Gambá" em português, nome dado devido ao forte cheiro proveniente da queima da espécie em questão) produzem recordes na marca de 33% de THC.
Quias os efeitos da maconha?
Há várias pesquisas realizadas que concluem ser a maconha uma droga que provoca dependência, entretanto menos que o tabaco ou o álcool. Neste caso há dependência psicológica, mas o usuário não se torna um dependente químico da droga. O abuso da maconha pode causar ainda danos à memória, sistemas reprodutor e respiratório e, quando fumada, pode atuar ainda como um catalisador para câncer de pulmão.
Esta é uma das drogas mais conhecidas de fato e comentada também pelo o efeito que ela produz, e que infelizmente acaba chamando muita atenção proporcionando a curiosidades de muitos jovens,que experimentando e aprovando acaba apelando para uso excessivo.E um fato que chama muito a atenção dos mesmos é por ser proibida,que por sua vez, torna-se ainda mais estigante pela adrenalina que o proprio organismo produz.
Cocaína

A cocaína ou benzoilmetilecgonina é uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylu coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. A Erythroxylum coca possui gineceu constituído de três carpelos, cálice de cinco sépalas e corola de cinco pétalas. As folhas são alternadas, elípticas e pecioladas.
O seu consumo crônico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde.
Quais são os efeitos da cocaína?
Muitos efeitos devem-se à estimulação dos sistemas simpático e dopaminérgicos diretamente. A cocaína causa danos cerebrais microscópicos significativos com cada dose. Com o início do consumo regular os danos tornam-se irreversíveis. Os seus efeitos imediatos duram 30-40 minutos.
No sistema nervoso central:
- Euforia
- sensação de poder
- ausência de medo e ansiedade
- agressividade
- excitação física,mental e sexual
- anorexia (perda do apetite)
- insônias
- delírios
- cardiovasculares, aumento da força e freqüência cardíacas, palpitações (sensação do coração a bater rápido contra o peito)
- hipertensão arterial, vasoconstrição.
Identificação de alguém que tenha usado este tipo de droga:
- Urgência de urinação
- tremores
- midríase: dilatação da pupila
- hiperglicemia
- saliva grossa.
- Interessante observar é que após o uso da cocaína a pessoa fica um pouco entorpecida, no caso, descendo o amargo na garganta (inalada). Os sintomas, nesse caso, deixam a pessoa calada e pensativa podendo ocorrer impotência sexual. Este efeito seria o que dá o prazer-imediato da droga.
Efeitos em altas doses:
- Convulsões e depressão neuronal ocorrem com doses mais altas.No entanto, a dose exata que vai causar um tipo de efeito mas não outro em um indivíduo, é indeterminável.
- Alucinações Paranóia geralmente reversível
- Convulsões
- Depressão do centro neuronal respiratório
- Coma
- Morte
- Depressão vasomotora
- As overdoses de cocaína são rapidamente fatais. Caracterizam-se por arritmias cardíacas, convulsões epilépticas generalizadas e depressão respiratória com asfixia. Se a morte não ocorrer em até 3 horas após o início dos sintomas, o doente deverá se recuperar, demorando algum tempo para que isso ocorra.
Ecstasy

O ecstasy é uma substância psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena.
Quais os efeitos do ecstasy?
O ecstasy, a nível cerebral, age aumentando a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina. Seus efeitos surgem após vinte e setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas, pode agrupar efeitos da cannabis, das anfetaminas e do álcool.
- lesões celulares irreversíveis
- depressão
- paranóia
- alucinação
- despersonalização
- ataques de pânico
- perda do autocontrole
- impulsividade
- dificuldade de memória e de tomar decisões.
- taquicardia
- aumento da pressão sanguínea
- secura da boca
- diminuição do apetite
- dilatação das pupilas
- dificuldade em caminhar
- reflexos exaltados
- vontade de urinar
- tremores
- transpiração
- câimbras
- dores musculares.
Efeitos psíquicos:
- sensação de intimidade e de proximidade com outras pessoas
- aumento da comunicação
- sensualidade
- euforia
- despreocupação
- autoconfiança
- perda da noção de espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário